#jsconfbr – Primeira palestra com Brendan Eich

LeonardoBalter

Toward a language-neutral browser VM

Essa foi a primeira palestra do #JSConfBR, com ninguém menos que o criador do javascript. Toda a palestra foi focada em linguagem nativa x compilada e tivemos exemplos de execução de um jogo usando a Unreal enginee 3, rodando em javascript através do Emscripten/asm.js/WebGL/WebAudio.

Confesso que a palestra foi um tanto, complicada de acompanhar, seja pelos termos técnicos e uma tradução simultânea cansada ou pelo fato de que estavam falando de algo tão denso logo cedo. Mas qual não foi minha surpresa de ver o Unreal 3 rodando no navegador SEM LAG. Esse exemplo foi muito impressionante.

A Palestra mostrou-se mais relevante a devs que tem programas em C/C++ e querem porta-los para javascript.

— EDITADO —

Com a ajuda de um companheiro de viagem (João Guilherme) me foi lembrado mais coisas sobre a palestra. Segue:

Como citado a cima, a ideia da palestra foi demonstrar um pouco sobre o asm.js, que é um derivado do javascript utilizado para converter a linguagem C para javascript, a linguagem apresenta uma grande similaridade com C apesar de segundo João (que é programador C) era algo bastante confuso. Porem como o proprio Brendan deixou claro, a ideia não é programar em asm.js e sim em C.

Brendan também frisou o quão importante isso é para o futuro do javascript, utilizando o asm.js, Emcriptem, webaudio e webgl apis, os desenvolvedores serão capazes de portar seus jogos de maneira mais simples e com menos contratempos, tornando os jogos considerados triple A (AAA) capazes de rodar no navegador. Ai entra o exemplo fantástico do unreal 3 Rodando fluido no navegador.

O palestrante ainda fez referencias ao fim da era dos plugins nos navegadores, evidenciados pelo fato de que com tantos recursos nativos como webgl  e webaudio, já nao faz mais sentido baixar um plugin para executar tarefas mais complexas.

Então vou encerrar aqui o depoimento segue alguns links úteis para quem curtiu a idéia (infelizmente não encontrei o slide usado na apresentação):

http://asmjs.org

http://www.youtube.com/watch?v=qrf9ONmtXbM

http://badassjs.com/post/43420901994/asm-js-a-low-level-highly-optimizable-subset-of

http://kripken.github.io/mloc_emscripten_talk/gindex.html#/

One comment

  1. Pingback: JsconfBR in fortaleza #jsconfbr | Claudio Felis

Post a comment

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

14,971 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

You may use the following HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>